domingo, 28 de junho de 2015

Expedição Farroupilha Acampando - Macamp em expedição pelo sul

Expedicao-farroupilha

Durante o mês de Julho até início de agosto a equipe do MaCamp estará em expedição para trazer ao campismo do Brasil um  pouco da história do nosso país e diversos dos seus destinos turísticos.
É a EXPEDIÇÃO FARROUPILHA ACAMPANDO, que sairá de São Paulo com destino ao Rio Grande do Sul para passar na rota Farroupilha e descer até o Chuy (Uruguai).

Além da história da revolução que marcou um povo e uma história de guerras e desejo de independência, serão traçados destinos turísticos de diversos perfis da Região Sul. Vale dos Vinhedos, Imigração Italiana do RS, Arredores da Lagoa dos Patos, Serra Gaúcha, Região dos Cânions dos Campos de Cima da Serra, as cidades mais frias do PrintBrasil, Serra Catarinense, Imigração Alemã de Santa Catarina e as cidades históricas e os destinos de turismo de aventura do Litoral do Paraná com colonização portuguesa e berço da industrialização da imigração Italiana.

Esta expedição é uma primeira de várias que serão feitas pelo Portal MaCamp nos próximos anos tanto dentro do Brasil, quanto na América do Sul. O maior site de fomento ao campismo do Brasil também buscará fomentar o resgate da história de nosso país com o intento de aumentar a cultura e aguçar a vontade dos turistas em viajar cada vez mais. A viagem será acampando a bordo de um trailer e com apoio de barraca para locais de difícil acesso.

A intitulada "Expedição Farroupilha Acampando" buscará resgatar principalmente a história da revolução riograndense, acontecimento ímpar do século XVIII na história do Brasil como um todo e cuja cultura ainda permanece impressa no povo do Rio Grande do Sul e em suas cidades que guardam memórias e edifícios. A expedição não somente buscará a história dos acontecimentos e culturas do Estado, mas também desvendará os turismos de aventura, ecológico, rural e, por fim, o turismo tradicional de toda a Região Sul.
A escolha para esta expedição piloto se dá pela sua riqueza histórica e pela importância político-social que o Brasil passa atualmente, além da grande diversidade de culturas e tipologias de turismo presentes na região Sul do Brasil. Não diferente, uma expedição ACAMPANDO teria que ser na região e Estado cuja cultura CAMPISTA está mais presente no Brasil e onde a industria de veículos de recreação nasceu e também está instalada atualmente em grande maioria.

OBJETIVO
O objetivo é documentar e registrar através de uma série de artigos e reportagens os mais diversos temasequipamento explicitados acima, no Portal MaCamp.com.br a fim de fomentar tanto o turismo quanto o campismo e caravanismo no Brasil, através de textos, fotos e vídeos.
Visitar as cidades onde aconteceram os fatos históricos da revolução que preservam até hoje construções, documentos, memoriais e homenagens, além da cultura entranhada no chão e no seu povo.
Desvendar destinos de aventura e roteiros rurais que complementam os destinos turísticos tradicionais da Região Sul do Brasil.

DESTINOS
Rio Grande do Sul: Desvendando roteiros históricos e culturais, como das cidades envolvidas na revoluçãorota-circuito Farroupilha desde Porto Alegre até o Chuí (Costa Doce); Turismo de aventura em destinos fantásticos como dos Cânions dos Campos de Cima da Serra, Roteiros familiares e turísticos tradicionais como da Serra Gaúcha e das Terras da Uva e do Vinho, além de diversos roteiros rurais das cidades vizinhas, como as de imigração Italiana, Santa Tereza e Monte Belo do Sul.
Santa Catarina: Roteiros Turísticos familiares das cidades mais geladas do Brasil na Serra Catarinense e de resgate à cultura germânica. Turismo de aventura principalmente de Urubici e também roteiros rurais principalmente que margeiam o Estado do RS.
Paraná: Roteiros turísticos e históricos da colonização portuguesa e da imigração italiana do início da industrialização brasileira na baía de Paranaguá/Antonina e turismo ecológico e de aventura nos arredores.

INTEGRANTES e DURAÇÃO
Serão 2 adultos (Paula e Marcos Pivari) e a filha do casal de 1 ano e 10 meses (que já acampou 22 vezes). Estarão a bordo de um SUV Diesel rebocando um Trailer Karmann Ghia 330 e uma barraca iglu para 4 pessoas. Por 38 dias rodarão partindo e retornando a São Paulo-SP, onde moram.

SOBRE A BUSCA DA REVOLUÇÃO FARROUPILHA
Desconhecida no Brasil até mesmo por muitos sulistas, a Revolução Farroupilha carrega uma carga cultural, histórica, política e social extremamente presente no Rio Grande do Sul. Apesar de sua grandeza, é pouco divulgada pela literatura e cultura nacional. Seu circuito de cidades onde aconteceram a revolução fazem parte de um roteiro muito rico e de grande potencial para o turismo da região, onde coincidentemente também guarda o berço do campismo e caravanismo do Brasil, tanto culturalmente falando por parte de seus descendentes quanto na indústria de veículos de recreação que não só surgiu, como também está presente em sua maioria no Estado.
A Revolução Farroupilha aconteceu durante 10 anos, de 1935 a 1945. Devido aos altos impostos do Charque e da Terra taxados pelo império, o povo da então Província de São Pedro do Rio Grande pegou em armas para fundar uma república independente. Desde a batalha da Azenha, passando por batalhas importantes como a do Seival e do Barro Vermelho, importantes nomes de heróis são lembrados até hoje, como do General Bento Gonçalves, Onofre Pires e de Giuseppe Garibaldi. Cidades chegaram a ser capitais desta nação, como Piratini, Rio Grande e Alegrete. Pouco se sabe, mas diversos elementos se fizeram presentes e essenciais nesta revolução, como a maçonaria e deles restaram até hoje símbolos fortes da região. Das cores e símbolos da bandeira até seu hino, que é até hoje o hino oficial do Estado do Rio Grande do Sul. Da guerra que chegou a inspirar os Estados de Santa Catarina e do Paraná, saíram muitos dos conceitos e discussões de um Brasil futuro, como a independência, a república federalista, o escravismo, constituição e etc.
A Revolução Farroupilha ou "guerra dos Farrapos" é uma história fascinante de batalhas, culturas, religião e de identidade de um Brasil Sul-Riograndense.

separador

Santo-Inacio
A expedição conta com o patrocínio da Santo Inácio Motorhomes. A Santo Inácio Motorhomes é uma empresa líder em tecnologia do ramo metal-mecânico, que desde 1972 atua no mercado comprometida com ética e responsabilidade sócio-ambiental, e que só oferece a você os melhores produtos do mercado. Possui equipes altamente qualificadas, num moderno parque fabril próprio, localizado em Gramado, na bela Serra Gaúcha. -  A Santo Inácio é focada em inovação de produto e qualidade no processo de montagem dos motorhomes que fabrica, oferecendo ao mercado produtos de alta qualidade e tecnologia, design admirado, respeito ao consumidor e responsabilidade social.

Siga a expedição:

facebookinstagramtwitterrss

Nós estaremos acompanhando todo o percurso e, se possível, vamos programar investidas para encontrar a família do Marcos em alguns pontos da expedição. Que tenham boas estradas e que vivam o campismo de alma que o Macamp sempre fomentou, nestes 15 anos de existência

separador

Até breve.    Siga-nos nas redes sociais assinatura

           Siga-nos no Twitter Veja nosso canal no YouTube Curta nossa página no Facebook Siga-nos no Instagram

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br