quinta-feira, 15 de maio de 2014

Pedra do Cortiço – Trilha - Petrópolis – RJ

A Pedra do Cortiço é uma montanha imponente, bem próxima à região central de Petrópolis, com acesso pelo bairro São Sebastião. Com 1.121m de altitude, fica na borda da Serra, tendo um grande paredão rochoso voltado para o Vale do Caioba Mirim, região conhecida como Serra Velha.

Pedra do Cortiço

O acesso da trilha fica na Rua Indaiá, em frente ao número 414. Procure estacionar seu carro nas ruas perpendiculares. Veja sugestão nas coordenadas marcadas no fim do post.

Acesso

A trilha começa em área bem protegida, passando por períodos de exposição ao sol, erosões e piso de pedra. Considerada de nível leve, tem 1,4 km de extensão e aproximadamente 250 metros de elevação. A altitude final é de 1121 metros no cume. O tempo do percurso de subida varia de 30 a 40 minutos.

trilha1 trilha 3

trilha 2 trilha 4

A vista do cume é privilegiada, com visão de Petrópolis, Duque de Caxias e Rio de Janeiro. Em dias de céu claro e pouca névoa na Baía de Guanabara, se pode avistar praticamente todas as montanhas do Rio (Pão de Açucar, Pedra da Gávea, …), a enseada de Botafogo, praias e Niterói.

Vista 1

Vista 2

Vista 3

cume

O pequeno filme abaixo dá uma idéia da trilha e da vista do cume.

 

Para obter as coordenadas geográficas da trilha, baixe este arquivo .kmz e use o Google Earth para abri-lo. Pedra do Cortiço.kmz

retornar ao índice principal

.

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br