terça-feira, 18 de março de 2014

Escalavrado – Serra dos Órgãos

Desde 2011, quando subi ao cume do Dedo de Deus, venho buscando ajustar o tempo, oportunidade e clima para subir ao cume do Escalavrado. E como se diz, que o que é muito planejado acaba não acontecendo, acordei e fui ao encontro do amigo de Teresópolis, Marcelo Savana, e após um breve papo, já estavamos acertados para o dia seguinte, aproveitando uma janela de tempo bom e estável.

O dia ideal, com céu limpo e sem névoa, reserva também alta temperatura e refração de calor na rocha. Começamos bem cedo. Carro estacionado no Restaurante Paraíso, descemos a pé os quase 2 kms até a entrada da trilha.  Às 7:15hs iniciamos a subida.

Mesmo com toda a experiência de muitos anos de montanhismo, aí vão algumas dicas que descobri utilidade depois da investida de hoje. Leve um par de calçados extra e um rolo de esparadrapo ou silvertape. Seu calçado de caminhada pode te deixar na mão, num piso de pedra bem quente. Só me restou rosnar, afinal era um Bullterrier (grgrgrrrhhh).

bull2

Considere para a subida do Escalavrado estar em boa forma física, com ênfase nos quadríceps das coxas. Eles serão muito exigidos na descida em razão da grande inclinação. Distância horizontal de 1,5km e vertical de 620 metros. No mais, aproveite a vista a cada bloco de pedra vencido.

Se estiver acompanhado de pessoas inexperientes, considere levar equipamento básico de escalada, para dar mais segurança nos lances verticais.

Cumprida a formalidade de assinar o livro do cume, colocar a câmera no tripé para a foto clássica.

As fotos num lugar como esse são únicas. Abaixo a vista da baía do Rio de Janeiro

O que dizer de panorâmicas da Serra dos Órgãos. Clique aqui e veja em alta.

Na foto acima, complexo do Dedo de Deus a esquerda e Lago Comary e Soberbo a direita.

Fica o agradecimento ao amigo Marcelo Savana pela companhia e disposição em me acompanhar. Às 11:30hs já estavamos de volta a base, pensando no pastel de carne e na cerveja bem gelada.

retornar ao índice principal

4 comentários:

Ronald Ferreira disse... [resposta]

Espetacular! Ainda faço esta trilha! É um dos meus sonhos! Parabéns pelas fotos!

Carlos Roberto Paiva e Gleidys Cantini disse... [resposta]

@Ronald Ferreira Então. Vem chegando aí o inverno, melhor época para aproveitar a Serra dos Órgãos. Será que dá pra agendar?

Tarcisio Neves disse... [resposta]

Muito show, curti as fotos e os relatos e, se tudo ajudar(tempo), dia 1° de maio estou subindo com minha esposa. Um abraço.

Carlos Roberto Paiva e Gleidys Cantini disse... [resposta]

@Tarcisio Neves O tempo promete mesmo. Frente fria já chegou e deve ir embora totalmente na quarta. Boa subida.

BlogBlogs.Com.Br