terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Pedra do Quitandinha – Petrópolis – RJ

Considerada um bom aquecimento para quem pensa em dedicar mais tempo a caminhadas e trilhas na região da Serra dos Órgãos, a subida ao alto da Pedra do Quitandinha é nivelada como de baixo grau de dificuldade.

  • Deslocamento total de 2,8km e vertical de 250 metros. Se desejar, pode subir de carro toda a seção de ruas, estacionando próximo do início da área de barro e erosão, reduzindo para 1,5km a distância a ser percorrida a pé.
  • Tempo médio de 1 a 2 horas de subida.
  • Altitude de 1100 m a partir do nível do mar.
  • Levar água e usar calçados adequados para piso irregular e com bastante erosão.
  • Quando ir? Ano todo.

Pedra do Quitandinha

A trilha começa numa escadaria situada ao lado direito do Palácio Quitandinha. Vencidas as escadas, o percurso se dá por ruas de paralelepípedo. Chegando a rua, dobre a esquerda. Pouco a frente suba a direita e siga a Rua Colômbia a esquerda, até chegar a Rua Uruguai. Siga na rua a esquerda, mantendo sempre a sua direita, evitando q.q. saída a esquerda. Daí em diante, basta pedir orientação aos locais, já que não há indicações turísticas.

A trilha propriamente dita começa neste ponto, com vários caminhos. Siga o caminho largo em frente, marcado com a seta, ao lado do poste.

bifurcação

A trilha segue em subidas e platôs, com bons pontos para descanso e observação.

trilha01 trilha03

Chegando ao lance final, a erosão é bem intensa. Escolha o caminho que mais lhe parecer adequado. Minha sugestão é o da direita.

trilha02 erosao

Ao chegar ao cume, insista e continue seguindo a trilha até seu fim. Lá estão os melhores ângulos para avistar todo o lago e o Palácio do Quitandinha. A vista é ampla, permitindo, em dias claros, avistar também a bahia da Guanabara.

Vista Palacio Quitandinha

Vista completa

Vista Bahia Guanabara trilheiros

O pequeno filme abaixo mostra a visão em 360 graus do ponto final da trilha.

 

Para obter as coordenadas geográficas da trilha, baixe este arquivo .kmz, para abrir usando o Google Earth. Pedra do Quitandinha.kmz

Foto Aerea thumb

Para obter esta foto em alta, clique aqui.

Retornamos ao cume, desta vez com os amigos Rene e Mario, já em fevereiro de 2014.

Pedra do Quitandinha - 12-02-14sm

retornar ao índice principal

.

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br