domingo, 21 de abril de 2013

Para Viajar, Basta Existir

Achei esta linda imagem na Internet, sem que tenha conseguido identificar a fonte. Uma bela homenagem a Fernando Pessoa.

IMGViajarFernandoPessoa

Tudo a ver com o espírito do Turislogia.

clique aqui e conheça um pouco mais deste blog

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Mapa de Viagem - Onde já estivemos

Mais uma interessante ferramenta que descobrimos na Internet.
 

 

Para se divertir marcando os locais em que você já esteve e criar seu próprio mapa, clique aqui

retornar ao Menu Principal

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Trailer ou Moto Home

Eu prefiro as duas opções. Porque?

_ Viver no grande centro só para quem, imperativamente,  precisa estar lá.

Moto Home

A meu ver, a principal vantagem do Moto Home está na dirigibilidade. Por ser um veículo sem articulação, o uso na estrada, cidades e o manejo nas manobras é seu forte.

motohome4

Como ponto fraco, vejo o fato de que sua casa é seu carro também. Depois de concluir todas as tarefas de ligar água, energia, esgoto (se for o caso), abrir seu toldo e preparar sua área de lazer anexa do veículo, vem a necessidade de sair para conhecer a cidade, ou mesmo fazer um deslocamento não programado. Ou vai de taxi ou aluga um carro. Nem sempre é possível usar transporte público.

Salvo os casos em que além do Moto Home, você ainda leva um veículo leve para este fim. Esta sim é a solução completa, mas bem, bem cara.

motorhome3.jpg

Conheço soluções como o marido conduzindo o moto home e a esposa dirigindo o carro de apoio, ou arrastar o carro pequeno preso ao moto home através de um cambão. A primeira afasta quem deveria estar junto na viagem e a segunda, além de impor desgaste precoce ao equipamento, vai gerar muita curiosidade e constantes paradas na Polícia Rodoviária.

 

Trailer Fixo e Móvel

Fixo

Um trailer de boas dimensões, com todos os itens de conforto indispensáveis é uma opção muito mais agradável e barata de moradia. Óbvio que se alia nesta avaliação, o ambiente onde, normalmente, estão estacionados estes trailers, ou seja, campings com muita área verde, localizados em locais turísticos e de clima ameno (serras e praias), já integrados com serviços, lazer e segurança.

Por si só, estas afirmações fazem a cabeça de quase todos. Mas é sempre bom testar, conhecer, vivenciar antes de decidir. Assim fizemos por um bom tempo, aguardando que a oportunidade viesse até nós.

Encontramos na serra o nosso canto e ponto de partida para nossas viagens. Em Teresópolis, mais específicamente no Camping Club Quinta da Barra, fomos apresentados a nossa nova casa, e dela tomamos posse.

Se você já sonhou em ter um barco e viajar pelos mares, seu sonho é análogo ao nosso. Trailer não é sinônimo de barraca, muito pelo contrário. Assim ficou o nosso, com o aumento de área obtida pelo avancê integrado.

frent exterior2

O trailer é o modelo Condor da MotorTrailer, com medidas aproximadas de 2,50 metros de frente, 9,10 metros de comprimento e altura livre de 1,95 metros. Todo este espaço mais a área do avancê ( 3m x 10m) fornece uma área em torno de 48 m², garantindo um conforto considerável. Isso sem falar em toda a área livre ao redor.

suite1 box

interior2 interior1

sala1 sala1a

sala2 sala2a

 suite2

Estas últimas 5 fotos pertencem ao avancê.

 

Móvel

Não vou me alongar sobre as vantagens financeiras de ter um trailer móvel, já que levar sua casa para onde quer ir e lá permanecer pelo tempo que desejar, não incorrendo nas despesas de hotelaria, por si só é argumento suficiente. O ponto fraco está na dirigibilidade. O conjunto articulado (carro + trailer) impõe certos cuidados na estrada (efeito pêndulo), e dificulta as manobras em áreas restritas.

Problemas estes, facilmente superados pelas vantagens de estar na sua casa, com tudo que lhe é próprio, com suas roupas, itens de higiene, cama e travesseiros que lhe conhecem(rsrss), fogão, geladeira, TV, computador, …..

movel4 movel3

movel2 Movel1

Projeto da Delka

Chegando onde for,  com os mesmos planejamentos de uma viagem, você estaciona sua casa, captura energia e água e pronto. Seu carro está livre para seus passeios. Classifico esta como a maior vantagen em relação ao moto home. Você estabelece uma moradia (base de apoio fixa) e está livre para conhecer os atrativos do lugar com agilidade, conforto e flexibilidade.

Consideramos como item imprescindível para um trailer móvel, o banheiro completo, com chuveiro, pia e vaso, incluindo caixa d´água e caixa de detritos. Uma geladeira grande também é muito importante para armazenar alimentos. Refeições caseiras são mais saborosas e muito mais econômicas.

Com o fim da exigência de habilitação especial para condução de trailers (ocorrida no ano de 2012), as fábricas começam a reaparecer, com propostas muito mais leves e atualizadas técnicamente. Em breve vou atualizar este post com as fotos de nosso escolhido, que será nossa casa móvel durante o projeto de continuar conhecendo o Brasil.

retornar ao Menu Principal

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Leitura – Volta ao Mundo em 8000 dias

23 anos de aventuras

Mais de 1 milhão de quilômetros pelas estradas de 71 países

8000km

Paulo Rollo, é o autor deste livro, que também faz parte de nossa estante de consulta para nossa próxima aventura, que será a de rebocar nossa casa por este Brasil adentro e em seguida, pelo mundo afora.

Paulo Rollo fez o que 100% da geração dele sempre sonhou fazer: “chutou o balde aos 25 anos e foi rodar a Europa de moto (carro também) sem um plano definido.”

Contemporâneos da mesma geração, fomos levados a aguardar nossa aposentadoria  para, com mais recursos e sempre que possível, com menos atropelos, seguir caminhos parecidos.

As experiências vividas pelo autor, as formas encontradas para superar dificuldades, o bom humor sempre presente e o estilo descontraído de escrever, fazem do livro uma janela aberta para quem gosta de viajar.

“Em 23 anos Paulo percorreu nada menos que 71 países, guiado por sua maior paixão: viajar, conhecer novos lugares, fazer de todo o planeta sua casa e família. Viveu amores, ….”

Adquiri meu exemplar diretamente do Paulo. Para conhecer mais sobre ele, visite seu site em Paulo Rollo.com, e lá peça seu exemplar.

retornar ao Menu Principal

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Leitura – Na Direção de um Sonho – Projeto XXI

50 países, 4 continentes, 100.000km, 1056 dias

Estes são, de fato, números expressivos. Curioso para conhecer a história desta família, fui atrás deste livro.

Direção de um Sonho

Nós (Turislogia) estamos em processo de escolha de um trailer rodante(móvel). Rodante porque já vivemos num trailer fixo, estacionado no Camping Clube Quinta da Barra em Teresópolis, como parte de nosso aprendizado.

Está em fase de planejamento nosso projeto de rodar o Brasil rebocando nossa casa. Em paralelo, estamos lendo muito e absorvendo o que for possível de informação.

Este livro nos agradou muito, pelo foco familiar do projeto. Admiramos, em especial, a coragem do Murilo (autor) e sua pequena família (Myllene, Mayara e Murilo Jr). O desprendimento demonstrado em deixar a vida já montada para ir em busca de conhecimento foi audacioso e arrojado.

Definimos que, para manter todas as informações colhidas em condições de ser recuperadas para consulta, seria necessário manter uma base de dados por assunto e fonte. Cada página deste livro, cada detalhe que tenha nos chamado a atenção, está registrado para uma futura consulta.

O modo particular que o autor escolheu para descrever toda a viagem não nos poupou dos maus momentos, tão importantes no aprendizado. Agradeço ao Murilo pela sinceridade.

Leitura obrigatória para quem deseja por o carro (ou a casa) na estrada e leitura, mais que interessante, para aqueles que apreciam conhecer o mundo pelos olhos dos desbravadores.

Não consegui contato com o autor. O livro comprei através do Mercado Livre, já usado. As formas de contato ali informadas não existem mais. Uma pena.

P.S.: Este post acabou sendo lido pelo Murilo, autor do livro, que abaixo deixou um comentário com seu contato por e-mail. Hoje o Murilo vive nos EUA.

retornar ao Menu Principal

BlogBlogs.Com.Br