sábado, 9 de março de 2013

Cachoeira da Macumba – Serra Itaipava x Teresópolis

.

Cachoeira 1 

Esta linda cachoeira, também conhecida como Poço 13,  fica na serra de que liga Itaipava a Teresópolis, km 13, mais especificamente nas coordenadas 22º 25´53.0” S , 43º 04´00.1” O (arquivo .KMZ no fim deste post).

O acesso é muito simples. Sair da estrada cuidadosamente (curva acentuada) e estacionar tanto do lado esquerdo como direito (mapa abaixo)

mapa

Seguir pela trilha muito bem marcada, até encontrar o primeiro poção (10 minutos, trilha leve). Deste ponto já se pode avistar toda a cachoeira. Seguindo adiante, chega-se logo ao poço principal.

Poço de cima 2 O local é muito agradável, com uma grande área exposta ao sol. Costuma ser frequentada por motociclistas em trânsito, moradores de Itaipava, e locais. Não estranhe a sujeira oriunda de “trabalhos e entregas” lá deixados no trecho de trilha, por religiosos que ainda não entenderam o quanto é prejudicial ao meio ambiente esta forma de expressão.

Fora este particular, o lugar é especial. Com os amigos Ronaldo e Vânia.

Grupo- Poço de cima

A queda principal, com uns 35 metros, promete um rapel de cachoeira dos bons. Na próxima visita voltaremos equipados para isso e retornaremos a este post para completá-lo.

Cachoeira 2 Rio abaixo

Breve filme mostrando parte da queda e do poção

 

Coordenadas marcadas no Google Earth: arquivo.kmz

retornar ao Menu Principal

BlogBlogs.Com.Br