sábado, 27 de julho de 2013

Pedra do Baú – São Bento do Sapucaí - SP

Pedra Bau 01

Localizada no Município de São Bento do Sapucaí-SP é uma formação rochosa que se destaca na Serra da Mantiqueira, com 350 metros de altura e 1950m de altitude. Do topo avista-se o vale do Paiol e a serra que divide São Paulo e Minas. De carro chegamos a base operacional, de onde inicia a trilha de aproximação com +- 1 hora de duração. A trilha estava ainda muito encharcada das recentes chuvas.

Escolhemos subir pela face Sul, a direita na bifurcação da trilha. Devidamente equipados (cadeirinha, 2 fitas solteiras, mosquetões e capacetes), fizemos a ascenção sem problemas, mantendo sempre uma fita clipada nas escadas.

escadas01 escadas02

Observamos varias pessoas subindo sem q.q. recurso ou proteção, incluindo-se aí pessoas de idade que nos pareceram quase que aterrorizadas pela possibilidade de uma queda. Piso molhado, escadas escorregadias e sujas pelo movimento de sobe e desce aumentam o grau de dificuldade. Se algo sair errado, pode ser fatal. Não caberia aí uma fiscalização? Enfim…

Pedra Bau 02 Pedra Bau 03

Pedra Bau 04 Pedra Bau 05

No vídeo abaixo, uma boa idéia do ambiente de subida e sua dinâmica, com bons cliques do cume.

 

Pan-Pedra_do_Bau_web

Nós optamos pelo acesso exclusivo ao cume da Pedra do Baú. Outras opções de trilha com acesso podem ser combinadas, como as 3 pedras, que incluem o Bauzinho, Baú e Ana Chata, com tempo estimado de 7 horas e classificada em nível moderado. Se você não tem experiência, não se sente a vontade em lidar com altura e vias ferratas, não possui equipamento básico de segurança, contrate um guia local para concluir seu passeio tranquilamente.

Depois de uma atividade bem intensa (5 horas ida e volta), retornamos ao camping (CCB de Campos do Jordão) para um bom banho. Pegamos nossos amigos e seguimos para o centro de Campos de Jordão para circular na última noite do Festival de Inverno. Muita pompa e circunstância, muita gente e frio, tudo lotado. 

Noite C Jordao

Esta madrugada chegamos a marca de 8 graus negativos. O camping do CCB fica praticamente dentro do Horto Florestal.

separador

O gelo estava presente em todo lugar, cedo pela manhã. Iniciamos o desmonte do acampamento para retomar a estrada, de volta para Teresópolis. Nosso TR-4 foi muito útil, rebocando e desatolando a galera do diesel, que de tão congelado não partia.

Para obter as coordenadas geográficas dos principais pontos da viagem, clique aqui para o download do arquivo .kmz (google earth)

retornar ao índice principal

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br