domingo, 26 de fevereiro de 2012

Cachoeira dos Frades – Teresópolis - RJ

Ponto turístico que vale a pena ser visitado. A cachoeira é grande, com poções generosos, muitas hidros vigorosas e bem servida de sol. O acesso se dá a partir da estrada Tere-Fri (Teresópolis-Friburgo), alcançada pela Rio-Bahia. Coordenadas Geográficas ao fim deste post, vão ajudar o seu posicionamento. Carregue as coordenadas no GPS de seu carro e siga tranquilo.

Saindo da Tere-Fri, você vai rodar alguns quilômetros de terra em boas condições, até alcançar um canteiro de obras gigante, tratando da contenção das encostas aos redor da cachoeira, fruto das fortes chuvas de 2011.

Encoste muito bem seu carro, feche os retrovisores (tráfego de caminhões), pegue seu lanche e desça até a cachoeira. Aproveite.

Frades01 Frades02

FradesGR03

FradesGR04

Coordenadas marcadas – Google Earth

retornar ao índice principal

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Aniversário de primeiro ano do Site Oferta Radical

Este mês de fevereiro de 2012 marca o aniversário de primeiro ano do site de compras coletivas Oferta Radical.

O Oferta Radical tem o foco direcionado para o Turismo Regional, Nacional, Internacional, Esporte, Aventura e Lazer.

O Turislogia teve o prazer de receber algumas solicitações do Oferta Radical para visitar, conhecer e reportar nossas impressões, restritas aos aspectos turísticos, de algumas pousadas, hotéis e facilidades, atividades esportivas e de aventura,  que foram objeto de suas campanhas.

Neste mês de fevereiro, o Oferta Radical está lançando inúmeras ofertas a R$ 0,01, para presentear seus clientes. Aproveitem e divulguem através de suas redes sociais.

                                           

.

retornar ao índice principal

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Cachoeira do Garrafão – Serra dos Órgãos - Guapimirim

Esta cachoeira fica preservada de uma visitação maior, por conta de estar sempre a meio caminho. Se você está subindo para Teresópolis, vai passar pelo Garrafão direto, porque seu objetivo é mais acima. Se está retornando ao Rio, vai passar direto também, porque já está voltando para casa.

Além disso, pouco ou quase nada se fala dela e quando isso acontece, não são fornecidas dicas de como chegar. Até entendo o porque?

queda

Vamos consertar isso. Na curva do Garrafão, você vai verificar a entrada para o bairro de mesmo nome. Se estiver subindo, o acesso é direto. Se estiver descendo a serra, siga até o posto de gasolina, e faça o retorno para não correr riscos desnecessários. Assim que atravessar a pequena pista de acesso, verá várias residências, plantadas na serra dos Órgãos. A primeira opção de trajeto é para a direita, descendo a via. Desça uns 500 metros e aproveite para deixar seu carro próximo ao bar do lado esquerdo. A via é bem estreita, portanto preocupe-se em encostar bem seu veículo, engrenar e, se julgar necessário, coloque um calço na roda.

vista aerea

Pegue suas coisas, incluindo roupa de banho, mochila, água e câmera. Continue descendo a via a pé, até encontrar a entrada da trilha bem marcada a sua esquerda.

ducha

Serão 20 minutos de trilha bem suave, até avistar a cachoeira. Aproveite. Traga de volta tudo que levou. Não custa lembrar.

-------------------------

Dias depois retornei a Cachoeira do Garrafão para fazer um Cascading, Canionismo ou Cachoeirismo, enfim, com minha mulher e alguns amigos.  A paz do lugar, a generosa queda com grau de dificuldade moderada, o sol, a temperatura da água e o clima da serra dos Órgãos formavam o ambiente ideal.

Os grampos instalados no alto direito da queda estão sem condições de uso. Foram amassados. Me pareceu vandalismo. Portanto, a solução foi usar a natureza, bem generosa em recursos (pedras, árvores e raízes).

Aqui faço um parênteses. A avaliação da qualidade de um ponto para ancoragem natural demanda experiência. A decisão de como e onde fazer o back-up deste ponto, requer mais experiência ainda. Preservar e respeitar a natureza, evitando que qualquer dano seja imposto ao ambiente, requer material adequado e conhecimento. Chegar e sair sem deixar rastros, com a alma e o corpo lavados.  Cerque-se das pessoas certas, habilitadas para atividades de risco, que exigem técnica e equipamento adequado e seja feliz. Este é o plano. Não existe plano B!!!

Em Teresópolis, procure o CET-Centro Excursionista Teresopolitano, para viver experiências seguras e inesquecíveis.

Cascading Garrafao01

Cascading Garrafao02

Cascading Garrafao03

Coordenadas marcadas: Google Earth

retornar ao índice principal

BlogBlogs.Com.Br