domingo, 30 de janeiro de 2011

Cachoeiras do Horto Florestal -RJ

Para fugir do calor de 40 graus, das praias lotadas, do mar super gelado e da confusão, fomos conhecer algumas das cachoeiras do Horto Flrorestal, dentro do Parque Nacional da Tijuca. Programa que inclui uma agradável caminhada por trilhas bem marcadas dentro da Floresta Atlântica.

Saindo bem cedo, seguimos direto para a cachoeira dos Primatas, subindo a Rua Lopes Quintas no Bairro do Jardim Botânico, e seguindo até o fim da Rua Sara Vilela, onde é possível estacionar o carro. Com as poucas chuvas, o volume de água se resumia a um filete, mas valeu muito pela bela trilha.

trilhaprimatas primatas01

primatas

Dali, retornamos para o carro e seguimos para conhecer a cachoeira do Quebra e a Cachoeira do Chuveiro, subindo a Rua Pacheco Leão até o fim e dali subindo em direção a Vista Chinesa. Quilômetro acima, logo avistamos a Cachoeira do Quebra, onde normalmente estão estacionados muitos carros, já com várias pessoas se refrescando no poço generoso.

quebra02 quebra01

Pegamos a trilha para a Cachoeira do Chuveiro, bem sinalizada. A característica especial desta trilha é a da mistura de vários obstáculos naturais, que fogem do padrão pedra e terra. Escadas naturais de raízes, grandes pedras, troncos e correntes dão o tom especial.

trilha02 trilha01

Com poucos minutos chegamos a um poço sem nome, mas bem agradável.

poço sem nome

Com mais uns 10 minutos, chegamos a Cascata do Chuveiro. Aliás, o nome tem tudo a ver com o chuveiro bem protegido, onde se pode ficar por longo tempo, ainda mais quando a água não está muito gelada.

Chuveiro00 chuveiro02

chuveiro01 chuveiro03

Agora uma foto de nosso guia e amigo Télcio, que nos proporcionou esta ótima opção de passeio num Domingo de muito sol e calor no Rio de Janeiro.

guiaTelcio

A seguir um breve filme com alguns dos momentos registrados.

Coordenadas marcadas deste passeio em Google Earth

.

retornar ao índice principal

3 comentários:

Tuane Garcia disse... [resposta]

Olá, sou Turismóloga, me chamo Tuane e n pude deixar de ver o blogger, gostei muito da matéria das cachoeiras e por isso estou pra dar uma dica: Todas as cachoeira de Visconde de Mauá são lindas, a do Alcantilado são belas mas tem um enorme problema de 12 ou 11 cachoeiras(n lembro direito qtas são) UMA da pra mergulhar, caso queiram conhecer cachoerias lindas pra mergulhar são: cachoeira do escorrega, Santa Clara(a mais linda de todas), toca da raposa... entre outras, da uma olhada no site de Visconde de Mauá, lá vcs vão encontrar várias cachoeiras e trilhas maravilhosas, frequento há mais de 20 anos, já fui pra vários lugares e ainda não vi beleza maior do que que a de Visconde de Mauá( Maringá e Maromba)que se compara muito com a de Bonito em Mato Grosso do Sul. Abraços e boa viagem... rsss

Carlos Roberto Paiva disse... [resposta]

@Tuane Garcia
Nós também somos apaixonados pela Região de Visconde de Mauá. Por sinal, acabamos de chegar de lá neste fim de semana. Temos um chalé reservado para nossas fugas repentinas. Aliás, se pensa em aoarecer por lá, veja as ofertas de estadia com preços muito especiais, no site www.ofertaradical.com.br.
Abs

Andrezovsky disse... [resposta]

Gostei muito de seu blog, ele lembra um pouco meu website sobre pontos turísticos da cidade maravilhosa. Se tiver um tempo, retribua a visita em www.rio-janeiro-cidade-maravilhosa.webnode.com

BlogBlogs.Com.Br