sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Vale do Açu – Corrêas - Petrópolis

Este post pode ser adicionado a série “Roteiros para fugir do calor do Rio”. O lugar é especial. Fica a menos de 100km do Rio de Janeiro, num vale cercado de montanhas e cachoeiras. Muito verde, muitos pássaros e vizinho do Parque Nacional da Serra dos Órgãos – PARNASO, sede Petrópolis.

Escolhemos a pousada Vila Açu, muito aconchegante, com chalés confortáveis e cortada por um rio encachoeirado.

pousada01 pousada02

Ao lado da pousada fica a portaria do Parque, de onde se pode partir por trilhas muito bem sinalizadas, para conhecer a Cachoeira do Véu da Noiva, o Poço Paraíso, o Poço das Bromélias, a Gruta do Presidente e o Morro do Açu. Alguns destes belos lugares nós visitamos quando estivemos em Secretário.

A partir desta mesma entrada do parque, também se parte para a famosa travessia Petrópolis Teresópolis, com possibilidade de pernoite em dois refúgios (Açu e Pedra do Sino). Estivemos no refúgio da Pedra do Sino em setembro deste ano.

Ainda se pode desfrutar do Campo de Aventuras Paraíso Açu, bem ao lado da pousada, que conta com duas vias ferratas, rapel, campo de paintball, muro de escalada, algumas vias tradicionais, tirolesa e arvorismo.

Nos 200 metros de rio que percorrem a pousada, temos 3 excelentes poços para banho, o último deles ao lado da sauna a lenha. A pousada ainda conta com um restaurante exclusivo para os hóspedes que, por encomenda, podem almoçar e jantar. O ótimo café da manhã está incluído na diária.

 cacho01

cacho02 cacho03

A Patrícia Dutra, responsável pela pousada, contribuiu significativamente para que nossa estada fosse a mais agradável possível, mesmo num fim de semana chuvoso e frio. As instalações da casa principal, com muito conforto, lareira, TV, e acesso a cozinha, nos deixaram bem a vontade.

Para quem gosta de viajar com seu animal de estimação, a pousada aceita a presença de animais mediante prévia combinação.

pet01

 pet02 pet03

Já imagino este lugar num fim de semana de verão.

separador

P.S.: Fui informado pelo post do colega Acimol Toreo, abaixo, que em visita recente, verificou que a Pousada está em fase de desapropriação pelo PARNASO, e que em função disso, o serviço não está mais condizente com o que observei em minha visita original.

Portanto, peço a todos que venham a ler este post de viagem, que procurem se informar melhor antes de se deslocar para o local.

Coordenadas da Pousada Vila Açu, em Corrêas – Petrópolis – Google Earth

retornar ao índice principal

2 comentários:

Acimol Toreo disse... [resposta]

Recentemente (setembro/2010) estive nesta pousada e a minha experiência não foi das melhores.

A pousada está para ser desapropriada pelo parque da Serra dos Órgãos que quer construir a nova sede ali. Com isto, a pousada está bem abandonada já que a não há mais investimentos e nem manutenção adequada.

A própria Patrícia não fica mais na pousada, deixando tudo a cargo dos poucos funcionários que se esforçam em atender bem, mas não possuem condições,autonomia e nem são em número suficiente.

As refeições da pensão completa já não são boas e as instalações apresentam defeitos constantes (vazamentos, entupimentos, etc...).

É uma pena, pois o local é lindíssimo e merecia melhor atenção e os hóspedes mais respeito.

Não recomendo.

Carlos Roberto Paiva disse... [resposta]

Olá Acimol
Você fala em Setembro 2010, mas deve querer dizer 2012 ou 2011, certo? Lamento que isso tenha ocorrido. O local é mesmo lindo. Na época em que estive lá, a Pousada já era administrada na forma de locação de empreendimento pela Patrícia. Se foi desapropriada, a tendência é mesmo cair de qualidade. Obrigado por me atualizar. Vou editar nota no fim do post informando isso.
Abs

BlogBlogs.Com.Br