sábado, 29 de agosto de 2009

Pedra da Tartaruga - Teresópolis - RJ


Comemorando o aniversário do Henrique em Tere, com um rapel na Pedra da Tartaruga. Localzinho de difícil acesso. Com as coordenadas na mão, chegamos sem muitos problemas.
Fizemos a pequena trilha que leva até a pedra. Lugar usado também pelo pessoal de moto nos treinos de cross, é preciso estar atento e tomar cuidado na hora de dividir o espaço. Como foi por muito tempo área de pasto, os carrapatos também estão presentes. Após o passeio, faça uma boa busca no corpo e nas roupas. Para quase todos foi a primeira experiência com a corda no rapel. Todos venceram o desafio muito bem. Vamos as fotos.
 
 
 
Depois de todo este sol, hora de pegar uma cachoeira no Poço Verde(sede inferior do Parque Nacional da Serra dos Órgãos) e almoçar no Caldinho da Piranha.

.

sábado, 8 de agosto de 2009

Gramado e Canela 2009

Fizemos esta viagem na semana de 08 a 12 de agosto, com a certeza de passar bastante frio, degustar muito vinho, queijos e frios.
Chegando a Porto Alegre, alugamos um carro basicão na Unidas e recebemos um executivo, com ar e direção, por R$ 59,00 a diária, e km livre.
Chegamos a noite e dirigimos direto para Canelas, onde havíamos reservado nossa pousada. A saída do aeroporto para pegar a BR 116 foi no susto e instinto. Sem placas claras e a noite, descobrimos que havíamos acertado com louvor. Em Novo Hamburgo seguimos até Taquara, passamos por Gramado e por fim Canela, por volta de meia a noite, embaixo de chuva. Na serra pegamos uma neblina tal que me fez parar e aguardar algum ônibus ou caminhão para seguir.
Achamos nossa pousada Encantos da Terra sem problemas. Fomos muito bem recebidos e logo saímos para relaxar da viagem, mesmo àquela hora. Seguindo a sugestão da recepção da pousada, achamos o restaurante Casa da Serra e caímos no vinho e na pizza.
Casa da Serra, ao lado do aquecedor










AS VINÍCULAS
Como a idéia era conhecer o máximo de vinículas sem preocupação com carro, contratamos um guia motorista, com profundos conhecimentos do Vale dos Vinhedos e de vinhos. A opção de dirigir você mesmo limita em muito as visitas e as excursões são muito lentas e algo dirigidas.
Logo cedo nosso guia-motorista Guilherme estava apostos na pousada. Seguimos direto para Bento Gonçalves, onde pegamos a Maria Fumaça para um passeio pela Serra Gaúcha. Fomos recepcionados na estação com uma deliciosa degustação de vinho, que se repetiu na parada em Garibaldi. Por todos os 23kms do percurso somos animados por atrações típicas italianas e gaúchas.
Maria Fumaça - Bento Gonçalves/Garibaldi/Carlos Barbosa
 







 
Filme Maria Fumaça

Chegando em Carlos Barbosa, nosso guia já nos aguardava para a visita ao Vale dos Vinhedos. E assim fomos, mais ou menos nesta ordem.  Labirinto em Nova Petrópolis e degustação nas vinículas Salton, Aurora, Miolo e Vallontano. Uma peregrinação muito olfativa, educativa e saborosa. Visitamos o grande produtor e o pequeno. A coexistência comercial dos extremos, numa mesma área, mostra a evolução deste povo. Feitas as compras, voltamos para Canela, já no fim do dia, sem problemas de direção e carro.
Labirinto e Vinícula Salton
 


















CASCATA E PARQUE DO CARACOL
Mesmo com chuva, foi um atrativo compensador. O parque é muito bonito, com trilhas, muita escada, teleférico  e observatório de onde se avista a cascata e o parque bem do alto. Coloque sua capa e saia para andar. A escada de 927 degraus que leva até a base da cascata estava fechada em manutenção. O volume de água na cascata estava bem grande, o que impediria o uso do mirante inferior, de qualquer forma. Aproveitamos e subimos um pouco o curso do rio. Ótima estrutura de apoio.
Cascata Caracol vista do observatório


Cascata Caracol vista do Teleférico




PARQUE DA FERRADURA
Pegamos o carro e seguimos o mapa para conhecer o Parque das Ferraduras. O nome se deve ao formato do curso do rio ao contornar o morro. A estrada de terra que leva ao parque é boa e por si só muito bonita. Por ela, passamos pela Ferradura2, como chamam os locais. É uma versão menor da que vemos no parque. Algumas trilhas muito agradáveis e leves, balcões de observação muito bem conservados, pontes móveis e muitos quatis pelo caminho. Boa estrutura de apoio. Com bom planejamento e tempo, pode-se fazer a trilha até a cachoeira e depois até sua base, no encontro com o rio.
 



PARQUE DAS CACHOEIRAS
Neste parque, com acesso por estrada de terra em boas condições, pudemos relaxar um pouco e tirar o pé do chão. O passeio de gaiola por sobre a cachoeira grande, com retorno por tirolesa veio na hora certa.


MINI MUNDO, MUNDO A VAPOR E MUNDO ENCANTADO
No trecho de estrada entre Gramado e Canela, ficam estes três atrativos. Eu gostei muito do Mundo a Vapor, pelo nível de precisão e fidelidade das miniaturas. A fábrica de papel então foi o ponto máximo, na minha visão. O Mundo Encantado também é especial, pela forma como retrata a vida dos imigrantes. Para um observador mais atento, os detalhes das miniaturas e das ambientações são incríveis. O Mini Mundo me pareceu algo desajeitado. Parece que perdeu o rumo da história ao ir adicionando os elementos. Não me agradou. As crianças tinham outra opinião.
Mini Mundo
Mundo a Vapor
Mundo Encantado

CERVEJARIAS DO FAROL E RASEN
Depois de conhecer tudo de vinho, era hora de mergulhar na cerveja. Visitamos a fábrica da Farol, ouvimos as histórias do mestre cervejeiro e da importância da qualidade da matéria prima e finalmente fomos provar a gelada. Show. Depois fomos visitar a Rasen, bem menor que a primeira, mas não menos saborosa. Dá até vontade de comprar os equipamentos e passar a produzir em casa. Ficou só na vontade. Minha especialidade é beber a cerveja, humildemente.
Cervejaria do Farol










ALPEN PARK
Boa opção de lazer. Cinema 4D, muito bom. São somente dois filmes, mas valem a pena. As cadeiras são especiais e interagem com o filme, aumentando a sensação de envolvimento na cena. O trenó sobre trilhos também é muito bom. Desce a encosta muito rápido. O parque ainda oferece diversas outras atrações. Veja no link do parque. http://www.alpenpark.com.br/
GRAMADO, CANELA e GARFO E BOMBACHA
Duas cidades muito bonitas, mais ainda quando em dias e noites bem frias. Parece que a baixa temperatura é pré-requisito do local.
Canela 11 graus
Gramado 12 graus

Numa das noites fomos jantar na Churrascaria Garfo e Bombacha e assistir ao show de danças típicas dos gaúchos. As carnes muito bem servidas, o buffet excepcional, e o show muito bem conduzido. Contudo, parte de sua alegria se perde na hora de pagar. Como todos pedem a conta ao fim do show, pense na fila que se forma. Portanto, como a conta não vem na mesa, peça alguma bebida e levante uns 15 minutos antes do fim do show e pague sem problemas. É uma casa receptiva de turistas, chegando a receber mais de 600 pessoas simultaneamente. http://www.garfoebombacha.com.br.
Garfo e Bombacha


P.S.: Não entrei nos detalhes de localização, tarifas e entradas dos atrativos, porque estão todos muito bem descritos nas páginas próprias na internet.

Pousada Encantos da Terra - www.pousadaencantosdaterra.com.br
Esta pousada vale a visita. Sempre muito atentos a todas as nossas demandas. O café da manhã impecável. Os atendentes premiáveis.

Guia/Motorista local – Guilherme (54)3288-1159 ou (54)9948-8518
.

BlogBlogs.Com.Br