sábado, 23 de maio de 2009

Teresópolis - ontem, hoje e sempre

Dedo de Deus410

Tere, sempre a melhor opção de serra do Rio de Janeiro. A uma hora e meia de carro, oferece uma combinação incomum de clima, restaurantes, atrativos naturais, hospedagem e lazer .
Nos idos da década de 90, ainda tínhamos o saudoso Rei do Limão,
Logo Rei do Limao 2 1998
 
dos sumidos Léo e Maia. Um bar tipo bunda de fora, parada obrigatória tanto na ida como na volta de q.q. lugar. Não existe mais. Perderam-se não somente os saborosos caldinhos servidos em copo pequeno, a cerveja gelada, o limãozinho, mas também a amizade que nos fazia atravessar as horas e esquecer o frio.
 
Mas os destaques se renovam.
Poco verde3
Para lazer, sugiro a cachoeira do Poço Verde, na sede (Guapi) inferior do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, logo no começo da serra. Tudo de bom, com conforto, estacionamento, uma trilha muito bem marcada e uma cachoeira nota 10 para todas as idades.
 
Poco verde Poco verde2
 
separador
 
Quando a fome bater, sugiro o Caldo de Piranha no bairro do Agrião, já em Teresópolis.
Peça logo o caldinho para começar, com sua cerveja ou vinho preferido. A caipivodka também é uma ótima pedida.
Quem cuida de achar uma vaga para seu carro, os garçons, os atendentes, são todos impecáveis na arte de receber e te deixar a vontade. Depois dos caldinhos, pode-se ainda pedir uns pasteizinhos mistos  e encerrar com um peixe para dois, muito bem servido. Um linguado, um dourado, ou a sugestão do dia. Pode ser frito, grelhado, muqueca, ...
Vale lembrar que não estou sendo pago para fazer propaganda do local. Sou sim um cliente entusiasta. Nesta degustação, já se foram 3 horas. Toda esta comida, depois de uma cachoeira, só nos leva para uma soneca profunda. Não chegue na hora de pico. Fica muito cheio. Eu só apareço por lá depois das 15:00.
 

Dica 1: “Lembre-se de parar no Alemão, ainda na Washington Luiz, antes de pegar a CRT e subir a serra, caso esteja saindo do Rio. O croquete ou o sanduíche de lingüiça vão deixar você pronto para seguir adiante.”

Dica 2: “No começo da serra, pare na Casa dos Queijos. Aproveite para comer incríveis pastéis, feitos na hora e abasteça seu estoque com queijos, vinhos e demais bebidas, temperos e aperitivos e conveniência. Tudo para não faltar nada  ao seu passeio. Os preços são muito bons”

Dica 3: “Quase chegando a Teresópolis, o bom restaurante Paraíso é também uma ótima opção.”

P.S.: Há muito mais o que se ver e fazer em Tere (trilhas, parques, cachoeiras, Soberbo, Dedo de Deus, Escalavrado,  Lago Comary, feirinha de artesanato,...). Para qualquer gosto, disposição e idade.

Igreja de Sta Tereza em Teresópolis410

Igreja de Santa Tereza


Coordenadas marcadas - Pedra da Tartaruga - Caldinho da Piranha - Cachoeira Poço Verde
.

BlogBlogs.Com.Br