quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Fortaleza – Cumbuco - Mundaú - Outubro de 2009

Usando o Passaporte Azul da Azul Linhas Aéreas, demos início a 30 dias de viagens pinga-fogo, afinal, trabalhamos  durante a semana.
Saindo do Rio pelo Santos Dumont as 7:50h, com conexão em Campinas, chegamos em Fortaleza a 1:50h do dia seguinte. Fomos direto para o Hotel para dormir o que desse. Temos passeio de bugre para Cumbuco logo cedo, com a operadora Ocean View.

SAÍDA PARA CUMBUCO
Seguimos de micro-ônibus até o receptivo em Cumbuco (R$ 25,00). Lá fizemos um passeio de jangada por 1km praia adentro, com parada

para banho, porque nadar com salva-vidas (obrigatório) não tem nada a ver com mergulho (como eles vendem). Mas foi bem agradável. R$ 10,00 por pessoa.
Daí pegamos nosso bugre (R$ 30,00 cada), com colegas de Floripa (Marcio e Joy), que conhecemos no ônibus. Pedimos o passeio com emoção. Nada demais nesta emoção. Mas acho que alguma coisa além poderia ser perigoso. Havia dunas muito altas e algumas bem íngremes. Motivo de alguns acidentes no passado com motoristas despreparados. Use sempre os bugreiros da associação local. Dúvidas, fale com seu guia.

Filme You Tube - Passeio de Bugre

Paramos para fazer um esquibunda, com prancha de madeira untada com cera de vela. R$ 5,00 para quantas vezes quiser. Vale lembrar que a subida de volta é por sua conta. Fizemos duas vezes, com direito a banho na lagoa ao fim da descida. Mas quem vai fotografar? Procure o Sthefan. É um menino de 10 anos que está familiarizado com quase todas as máquinas digitais e faz um excelente trabalho, por um trocado (dei R$ 4,00).
Voltamos ao bugre e rodamos mais um bocado. Ao fim do passeio, aproveitamos as facilidades do ponto de apoio como piscina, banho, almoçamos e retornamos ao hotel em Fortaleza.
A noite, uma passada no Centro Cultural Dragão do Mar, com todas as suas variedades (bares, exposições, shows,...) e terminamos no Órbita, um bar tipo boite, com show ao vivo, em  meio a mesas de sinuca e barmen acrobáticos.

PRAIA DO FUTURO E SHOW
Dia seguinte resolvemos ir a Praia do Futuro. De taxi (R$ 26,00) fomos de Aldeota até a praia, no quiosque Coco Beach. Andamos bastante pela praia. Depois de muito observar um vendedor de frutas (Xico das Frutas), percebemos o quanto ele levava a sério a limpeza na preparação dos pratos de frutas de seus clientes. Confiantes, pedimos sugestão de onde comer com segurança camarão e ostras. Daí foi a festa. Comemos muito camarão fresco grelhado na hora e ostras também frescas, temperadas com limão e pimenta ralada na hora. Tudo muito bom. Até a cerveja Nobel (leia-se Skin) bem gelada parecia perfeita.
Dica: Não peça caipirinha de Vodka. Peça uma dose de Vodka, um copo extra com gelo e compre a fruta com o Seu Xico. Faça você mesmo. Muito mais barato e muito mais saboroso.
A noite fomos assistir ao Show da Rosicléia, comediante cearense
muito conhecida no Brasil. A casa (Lupus Bar) oferece jantar a preço único (R$ 26,00), com bebidas a parte. A especialidade é de massas. Tudo parecia ótimo, quando se descobriu que as filas seriam uma constante. Trinta e cinco minutos para pegar o primeiro prato. Enquanto minha mulher estava na fila, o show preliminar da comediante Escolástica (travestida de caipira e muito boa) começou e terminou. Enquanto jantavamos, um segundo comediante (cara limpa e também muito bom) contou varias piadas boas. Desistimos de retornar o Buffet. Bebendo a cerveja da casa (LUPUS BEER), assistimos a Rosicleia (fantasiada de caipira) falar mal do Rio de Janeiro, e gozar dos Gaúchos (preferência nacional). Não deixou de ser interessante. Sou muito mais a Escolástica, que abriu o show.  Por fim, ficamos 60 minutos ou mais aguardando a fila diminuir para pagar nossa conta. Esta foi a pior das piadas. Tinhamos que dormir cedo para visitar MUNDAÚ na manhã seguinte.
Dica: Como quem não quer nada, compre com seu garçom alguns chopps extras e pague sua conta enquanto o show está rolando.

SAÍDA PARA MUNDAÚ
As 7:30 a OceanView chegou com o micro ônibus (R$ 40,00). Duas horas de viagem e chegamos ao ponto de apoio (Pousada das Marés) em Mundaú. Uma pousada muito boa, com excelente área de lazer e restaurante.
Praia muito bonita. Área recentemente incorporada ao turismo, oferece ainda muita tranqüilidade. Aproveitando a maré baixa, pode-se nadar por entre as piscinas naturais, com água muito clara. Peixes, não vi muitos. As formações que lembram arrecifes também não são aquelas que esperávamos. Muito escuras e com poucos corais vivos.
Pegamos um Pau-de-Arara (caminhão que transporta os turistas na caçamba) e seguimos para a vila de pescadores local.

Embarcamos num Catamarâ para navegar alguns quilômetros adentro do braço do rio Mundaú, com parada para mergulho, avistamento de poucos caranguejos, muitas dunas e manguezal. De fato um local muito especial.  (R$ 20,00)
Na volta para a Pousada, comemos um peixe muito bem preparado. Descanso nas espreguiçadeiras e retorno ao Aldeota Praia Hotel em Fortaleza. Este hotel além de ter um ótimo preço (R$ 90,00 o casal), conta com um ótimo café da manhã, quartos limpos e simples, ar-condicionado, TV para quem tem tempo e o melhor, atendentes de primeira. Todos, em todos os turnos foram impecáveis no suporte dados a nós. Parabéns.
A OceanView também foi perfeita ao nos servir. Os guias bem objetivos e práticos, sem muito lerolero para mostrar conhecimento. Sempre muito alegres e brincalhões. Lamento não lembrar os nomes agora. Parabéns a todos.