domingo, 17 de junho de 2007

Foz do Iguaçu - PR

Para o passeio a Foz de Iguaçu você pode escolher uma operadora receptiva local se não for de carro ou fazer os passeios por conta própria. Existem muitos ônibus que levam ao parque nacional Iguaçu e Usina Itaipu. Para as compras no Paraguai aconselho escolher uma operadora. Eles têm guias especializados e lhe ajudam com as compras e aspectos legais.

Escolhi a operadora Loumar Turismo para me levar ao Paraguai e me orientar na escolha de passeios. Esta operadora têm uns pacotes baratos para os passeios que podem valer a pena para quem não quer se preocupar com transporte.

No meu caso, tinha tempo e transporte do congresso que estava participando, então fiz os passeios da Usina , do Parque Iguaçu e do Parque das Aves por minha conta.

1º dia

Parque Nacional Iguaçu

O Parque é um exemplo de administração de parques nacionais. O turista tem todo o apoio com transporte, passeios guiados e restaurantes. Paga-se uma entrada  e um ônibus com guia bilíngüe leva você aos diversos pontos do parque para os passeios.

Queda01 

Trilha das Cataratas

As trilhas de acesso às Cataratas têm início no mirante em frente do Hotel das Cataratas e se estendem por 1.200m na margem direita do Rio Iguaçu. Ao longo do trajeto construído de passarelas, você é acompanhado por borboletas multicoloridas e quatis. Pode-se ver diferentes ângulos das quedas d´água, até chegar bem próximo da Garganta do Diabo.

 borboleta01 borboleta02

borboleta03 borboleta04

quatis01 quatis02

Queda02 Queda03
Visite Virtualmente o início e o fim da Trilha

Vale a pena almoçar no Restaurante Porto Canoas. Os preços são salgados, mas é “self service” e a culinária é maravilhosa.
O restaurante, possui localização privilegiada no parque, com seu deck praticamente "debruçado" sobre o Rio Iguaçu e vista para a formação superior das Cataratas.

2º dia

Trilha do Poço Preto e Parque das Aves

A caminhada na Trilha do Poço Preto tem 9 km. É possível fazer a trilha de bicicleta. Um guia me acompanhou e foi explicando a fauna e flora do local.

No fim da trilha pegamos um caiaque para um passeio até a Ilha da Taquara.

Este passeio leva umas 5 horas e no final existe um CD de fotos para compra.

Na saída do parque fui visitar o Parque das Aves que fica na entrada do parque. Esta é uma visita imperdível. Diferente dos zoológicos tradicionais, no Parque das Aves você entra nos viveiros que são muito grandes, dentro da floresta e se integra à beleza do local. www.parquedasaves.com.br

PAves01

PAves03 PAves02

Para fazer os dois passeios você tem que chegar cedo para fazer a trilha já que o Parque das Aves fecha às 17h.

3º dia

Macuco Safari

O passeio começa com uma trilha percorrida em carreta puxada por carro elétrico acompanhada por guias poliglotas. Eles apresentam a fauna e a flora do Parque: orquídeas, palmitos, bromélias, árvores centenárias, além de animais silvestres que de vez em quando atravessam a trilha. Depois de uma pequena caminhada chega-se ao barco bimotor para o passeio pelo Rio Iguaçu, até as Cataratas. A segunda etapa, um trecho de 600 metros (opcional), leva o grupo numa caminhada pelas trilhas que conduzem a cachoeira batizada de Salto do Macuco.
O acesso se dá por escadas incrustadas em rochas milenares. A última parada é o cais do Macuco Safari, na margem brasileira do rio Iguaçu.

Antes do embarque os passageiros recebem coletes salva-vidas e embalagens plásticas para a proteção de equipamentos de filmagem e fotografias.

macuco02 macuco01

O barco sobe o rio atravessando o canyon, enfrentando corredeiras até a base das Cataratas, próximo à "grande ferradura" conhecida por "garganta do diabo".

macuco03 macuco05

No mesmo lugar existe também o passeio de rafting . Como estava muito frio, (10 graus) não pude fazer este passeio.

O rafting no rio Iguaçu consiste em uma descida de bote em corredeiras por aproximadamente 4 km, sendo 2 km de corredeiras e 2 km de águas calmas, onde é possível nadar no rio. Seu inicio é próximo as cataratas com uma vista magnífica para as quedas. As corredeiras são consideradas de nível médio (classe III+), acessível a partir de 14 anos.

Existem outras opções de passeios no parque. Trilhas, rapel nas cataratas, espaços culturais. www.cataratasdoiguacu.com.br

4º dia

Usina de Itaipu –Refúgio Biológico e Eco Museu www.itaipu.gov.br

Você pode fazer os três passeios no mesmo dia, mas é necessário reservar antecipadamente

Existem dois tipos de visita na Usina: Panorâmica(mais reduzida) e especial.

Preferi fazer o circuito especial que permite a visita ao interior da barragem. Dispõe de atendimento diferenciado, com guias bilíngues, sala para a exibição de um filme sobre Itaipu e ônibus com roteiro para acompanhamento. Duração aproximada de 2 horas e 30 minutos.

binacional

Itaipu01 Itaipu02

Refúgio Bela Vista e Eco Museu

O Refúgio é uma unidade de proteção ambiental, criada nos anos 70 para receber milhares de animais “desalojados” pela usina, onde a Itaipu pesquisa a produção de mudas florestais, a reprodução de animais silvestres em cativeiro e a recuperação de áreas degradadas.

As caminhadas duram aproximadamente duas horas. Pode-se ver viveiros de animais como a onça-pintada, macaco-prego e o gambá, nativos da região do reservatório, espécies florestais raras e também é promovida a educação ambiental dos visitantes.

ecomuseu01 ecomuseu02

ecomuseu03 ecomuseu04 


O vídeo a seguir foi produzido pela BBC Motion Gallery. Depois de assisti-lo, você vai se convencer a programar uma viagem a Foz do Iguaçu.

 .

0 comentários:

BlogBlogs.Com.Br